Métricas Essenciais para o Sucesso do Seu Consultório Médico: Um Guia Detalhado

Por: Drª Letícia Nogueira - CREMERS 57706


Em um ambiente médico em constante evolução, compreender e monitorar métricas específicas é crucial para o sucesso e a sustentabilidade do seu consultório. Não se trata apenas de números; trata-se de obter insights valiosos que orientem decisões estratégicas, melhorem a eficiência operacional e impulsionem a qualidade do atendimento. Neste artigo, exploraremos as métricas essenciais que todo médico especialista que possui o próprio consultório deve conhecer em profundidade.

1. Taxa de Conversão de Consultas

A taxa de conversão de consultas é um indicador fundamental da eficácia das estratégias de marketing e do processo de agendamento do consultório. Essa métrica mede a proporção de consultas agendadas em relação ao número total de leads ou contatos de pacientes potenciais. Monitorar e otimizar essa taxa pode ajudar a identificar quais canais de marketing estão gerando mais conversões e aprimorar o processo de agendamento para maximizar o número de consultas marcadas.

Além disso, é fundamental saber a origem dos novos pacientes. Geralmente, o principal contato dos pacientes com o consultório é por meio de indicação, ou seja, o ‘’boca a boca’’ de quem já se consultou com você. Se você recebe poucas indicações, é provável que os pacientes não estejam satisfeitos com seu consultório e este é um problema que deve ser investigado. 

2. Taxa de No-Shows

Os no-shows, ou seja, pacientes que agendam consultas, mas não comparecem, podem impactar negativamente a produtividade e o faturamento do consultório. Monitorar a taxa de no-shows ajuda a identificar padrões e fatores de risco, permitindo a implementação de estratégias para reduzir esse problema. Isso pode incluir lembretes automáticos de consulta, políticas de cancelamento e políticas de overbooking para minimizar o impacto dos no-shows na agenda do médico.

Ao investigar os motivos de desistência, você pode, por exemplo, descobrir que seus pacientes preferem consultórios que aceitam pagamento no cartão de crédito. Você pode implementar isto no seu consultório e aumentar o faturamento, mesmo adicionando os custos com máquina e taxas. 

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3. Tempo Médio de Espera

O tempo médio de espera na recepção é um indicador importante da eficiência do fluxo de pacientes e da qualidade do atendimento no consultório. Pacientes que esperam por longos períodos podem ficar frustrados e insatisfeitos, afetando sua percepção sobre o consultório. Monitorar e otimizar o tempo médio de espera ajuda a melhorar a experiência do paciente e a garantir uma gestão eficiente do tempo do médico e da equipe.

Com a concorrência médica atual, apenas ter um bom atendimento e ser um especialista dedicado não atrai pacientes. Você pode ter inúmeros diplomas, mas se seu concorrente, mesmo que com menos conhecimento, atender por horário marcado e não deixar o paciente esperando, saiba que ele crescerá e você ficará estagnado. Se não conseguimos mais ouvir um simples áudio de WhatsApp na velocidade 1x, imagine esperar mais de 30 minutos um atendimento médico particular? Ninguém deseja isso. 

Desejo descobrir o Tempo de Espera dos meus Pacientes 

4. Taxa de Retorno dos Pacientes

A taxa de retorno de pacientes é um indicador-chave da fidelidade e satisfação dos pacientes com o consultório. Acompanhar quantos pacientes retornam para consultas de acompanhamento ou tratamentos subsequentes ajuda a avaliar o nível de satisfação e o sucesso do tratamento. Uma alta taxa de retorno de pacientes indica confiança e lealdade, enquanto uma baixa taxa pode sinalizar problemas na qualidade do atendimento ou na experiência do paciente.

Ao ter esta métrica, você consegue potencializar o faturamento do seu consultório investindo em estratégias válidas para o seu público alvo. Isso é o que chamamos de Life Time Value e significa o quanto o paciente realmente gasta no tempo que passa com você. 

Entenda melhor neste exemplo: você é nefrologista e cobra R$ 600,00 por consulta + retorno e seus pacientes, geralmente, voltam para o retorno 15 dias após o atendimento inicial trazendo o resultado de um ultrassom de vias urinárias. Seu ganho por hora de atendimento é, em média, R$ 300,00. Se o paciente tem apenas 1 consulta com você a cada 6 meses, você fatura R$ 600,00 com cada paciente, em média. Em um ano, cada paciente deixará R$ 1.200,00. Se este médico atender 360 pacientes no ano, 30 por mês, o faturamento será de R$ 432.000,00.

Em outro cenário, temos um nefrologista que cobra R$ 600,00 por consulta + retorno, porém, oferece um up na consulta com o ultrassom de vias urinárias a R$ 350,00. Neste caso, o nefrologista recebe, por paciente, R$ 650,00 considerando primeiro atendimento + ultrassom + retorno. Considerando uma consulta semestral por paciente, o faturamento será de R$ 700,00. Em um ano, cada paciente deixará R$ 1.400 reais no consultório. Uma diferença gritante se considerarmos uma média de 30 pacientes por mês. Se este médico atender 360 pacientes no ano, 30 por mês, o faturamento será de R$ 504.000,00.

Quero Aumentar Meu Faturamento

5. Taxa de Utilização de Recursos

A taxa de utilização de recursos mede a eficiência na utilização de recursos físicos, como salas de consulta, equipamentos médicos e pessoal da equipe. Monitorar essa métrica ajuda a identificar gargalos e otimizar a alocação de recursos para maximizar a produtividade e a rentabilidade do consultório. Isso pode incluir ajustes na agenda do médico, investimentos em tecnologia e treinamento da equipe para aumentar a eficiência operacional.

Isto é fundamental, inclusive, para monitorar o estoque do seu consultório. Desta forma, você padroniza uma frequência de aquisições e consegue negociar com fornecedores a fim de reduzir os custos e aumentar o lucro do seu consultório. 

Conclusão

Compreender e monitorar essas métricas essenciais é fundamental para o sucesso do seu consultório médico. Ao acompanhar de perto o desempenho do consultório em relação a esses indicadores-chave, os médicos especialistas podem identificar áreas de melhoria, tomar decisões informadas e garantir uma gestão eficaz do consultório. Mas como encontrar e monitorar estas métricas? O ideal é ter um sistema para gerir tudo isso.

Na Brapp Clinic, centralizamos as métricas do seu consultório em uma única plataforma. Você terá, no mesmo lugar, uma maneira eficiente de gerir o estoque, reconhecer o número de atendimentos, no-show, faturamento e lucro por paciente. Nós te damos os dados clínicos do consultório. Você, como mestre que já é, estuda as informações, diagnostica os problemas e inicia uma terapêutica.

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