Ao ter esta métrica, você consegue potencializar o faturamento do seu consultório investindo em estratégias válidas para o seu público alvo. Isso é o que chamamos de Life Time Value e significa o quanto o paciente realmente gasta no tempo que passa com você.
Entenda melhor neste exemplo: você é nefrologista e cobra R$ 600,00 por consulta + retorno e seus pacientes, geralmente, voltam para o retorno 15 dias após o atendimento inicial trazendo o resultado de um ultrassom de vias urinárias. Seu ganho por hora de atendimento é, em média, R$ 300,00. Se o paciente tem apenas 1 consulta com você a cada 6 meses, você fatura R$ 600,00 com cada paciente, em média. Em um ano, cada paciente deixará R$ 1.200,00. Se este médico atender 360 pacientes no ano, 30 por mês, o faturamento será de R$ 432.000,00.
Em outro cenário, temos um nefrologista que cobra R$ 600,00 por consulta + retorno, porém, oferece um up na consulta com o ultrassom de vias urinárias a R$ 350,00. Neste caso, o nefrologista recebe, por paciente, R$ 650,00 considerando primeiro atendimento + ultrassom + retorno. Considerando uma consulta semestral por paciente, o faturamento será de R$ 700,00. Em um ano, cada paciente deixará R$ 1.400 reais no consultório. Uma diferença gritante se considerarmos uma média de 30 pacientes por mês. Se este médico atender 360 pacientes no ano, 30 por mês, o faturamento será de R$ 504.000,00.